quinta-feira, 29 de julho de 2010

Empresas e sustentabilidade

Ser sustentável, manter a produção ou seja, desenvolvimento sustentável. É esse o tema do ECO BUSINESS 2010. A Feira e Congresso Internacional de Econogócios e Sustentabilidade ocorrerá nos dias 31/08, 01/09 e 02/09 em São Paulo.

Para maiores informações acesse: http://www.ecobusiness.net.br/page000.aspx

quinta-feira, 22 de julho de 2010

esse sábado tem Cine Gaia !!!

15h:Tainá-Kan,a grande estrela.
15:15h:Profetas da chuva e da esperança.
15:30-Brasil mais natureza menos pobreza.
16:30-Sakura.

dia 24 de julho !!!
No centro de visitantes do Jardim Botânico do Rj.

Mais informações:www.cinegaia.org

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA UFRJ

O VI UFRJ Ambientável, evento do curso de graduação em Engenharia Ambiental da UFRJ, será realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2010, com o tema: Energia – Fontes atuais e novas perspectivas.
As inscrições para apresentações de trabalhos, tanto oralmente quanto em pôsteres, já estão abertas e se encerram dia 30 de julho
Os interessados devem enviar seus trabalhos para o endereço de e-mail artigosufrjambientavel@poli.ufrj.br, para que sejam avaliados.
Mais informações sobre formato, critérios de avaliação, prazos e temas, acessem www.ufrjambientavel.poli.ufrj.br e confiram o cartaz em anexo.

Essa é a idéia gente !
Para maiores informações acesse o site !

Beijos

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Restrição ao Uso das Sacolas Plásticas


Começa hoje a contagem regressiva para, quem sabe, dar adeus as sacolinhas plásticas. Isso mesmo, a partir de hoje, todos os estabelecimentos terão um prazo de três anos para trocar as atuais embalagens de compras por bolsas feitas por material reutilizável. Essa é a determinação da lei 5.502/09 que entrou em vigor HOJE, dia 16/07 aqui no estado do Rio de Janeiro.

Os próprios estabelecimentos comerciais serão os grandes responsáveis pela troca de material mas é claro que esse processo, essa mudança de hábito, depende totalmente da colaboração da população. Caixas de papelão ou sacolas ecológicas são algumas das opções de transporte para as suas mercadorias.

E como incentivo à troca de sacolas, o consumidor que rejeitar a sacola plástica terá um desconto de R$0,03 sobre as suas compras. - " Será esse o momento para repensarmos sobre o nosso atual padrão de consumo e dar mais valor aos bens de consumo que realmente precisamos, evitando os excessos??? "

O objetivo dessa iniciativa é reduzir a quantidade de plástico, ou seja, material nada resistente a uso continuo e que não se decompõem com facilidade. Assim, as sacolas alavancam a quantidade de lixo e contribuem para entupir as galerias de esgotos e águas pluviais.

O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado estadual Carlos Minc (PT), autor da lei, lembrou que o Brasil usa por ano 18 bilhões de sacolas plásticas. No Rio, são 2,4 bilhões por ano, cerca de 200 milhões por mês.

Nós do Boletim do Meio Ambiente, esperamos que TODOS possam colaborar com a troca do material. EVITE O SACO PLÁSTICO.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mostra Quinzenal

Tá no twitter ? Siga: twitter.com/cinegaia
E acompanhe os detalhes desse evento !!


terça-feira, 6 de julho de 2010

Cine Gaia.




Sua primeira edição ocorreu no ano de 2008.Nas comemoração aos 200 anos do Jardim Botânico RJ.

Dos dias 21 a 28 de outubro ocorrerá o segundo Festival Internacional de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro,o Cine Gaia.Oferecendo ao público filmes sobre os mais diversos temas ambientais assim como diversos debates ligados à problemática ambiental.

Já vai marcando na agenda,quando tivermos mais informações divulgamos !!!

Deixando a grama mais verde.


A Fifa estabeleceu a partir da Copa da Alemanha o programa dos Green Goals, iniciativa que trata de temas como a utilização de fontes de energia renováveis, relatórios de impacto ambiental, neutralização de carbono e oferta de transportes menos poluentes.

A idéia dos Green Goals começou na Copa da Alemanha e estão aplicando seus princípios na África do Sul. Mas acreditam que a primeira grande aplicação destes encargos vai ser no Brasil em 2014.Tendo como uma das principais propostas transformarem os 12 estádios que vão sediar os jogos em Ecoarenas.

“Ecoarenas são estádios ecológicos, construídos causando o menor impacto ambiental possível, sem desperdício de materiais e com maior eficiência energética. Parte de sua demanda interna de água e energia seria suprida por painéis fotovoltaicos para captura de energia solar e por sistemas de coleta de água da chuva, que seria tratada e reaproveitada na irrigação do campo e em instalações sanitárias.”
Os estádios projetados para as cidades de Brasília e Cuiabá seguem esse modelo, assim também a reforma projetada para o Maracanã. A campanha não propõe construir os estádios da Copa 2014 do zero e sim "reciclar" as estruturas preexistentes, aproveitando a área e o campo de futebol.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Toxic,



Uma série documentários Toxic. Produzidos pela TV online da revista VICE .Os oito filmes da série abordam graves problemas ambientais ao redor do planeta. O documentário explora os aspectos culturais e ambientais da extração de petróleo. Mostra também, além da paisagem, empregados das empresas vivem em dormitórios graças à falta de moradia e nativos que moram nas ruas .Relatam peixes envenenados nas águas do rio Athabasca.São imagens impressionantes de uma poluição que, por pressão de empresas e governos, só vai aumentar enquanto existir a extração de petróleo nas areias de Alberta.
Aqui no Brasil,estes documentários passam na MTV.Infelizmente sem horário ou datas certas.

A3P .. você conhece ?

Vamos partir logo pra definição do próprio MMA:

"A A3P é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas. Seus princípios são a inserção dos critérios ambientais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados. O principal objetivo é a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. Até agora, no estado do Rio de Janeiro, outros dois municípios já formalizaram sua adesão: Angra dos Reis e Mesquita."

A Agenda se fundamenta nas recomendações do Capítulo IV da Agenda 21 que indica aos países o “estabelecimento de programas voltados ao exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo e o desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais de estímulo a mudanças nos padrões insustentáveis de consumo”; no Princípio 8 da Declaração do Rio/92 que afirma que “os Estados devem reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e consumo e promover políticas demográficas adequadas”; e ainda na Declaração de Johannesburgo que institui a "adoção do consumo sustentável como princípio basilar do desenvolvimento sustentável".


Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente realizou, por intermédio do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – DCRS/SAIC, o 1º Prêmio em Melhores Práticas da A3P. A realização do Prêmio buscou dar visibilidade às práticas bem sucedidas na área socioambiental, além de reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.




Na primeira edição participaram do Prêmio 21 instituições públicas, das três esferas e dos três poderes, que possuíam o Termo de Adesão vigente. Do total de 44 projetos inscritos foram considerados válidos 41 projetos.


Fonte: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36&idConteudo=7514&idMenu=7683

Agora que você está por dentro do projeto de internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nas organizações públicas, o boletim gostaria de saber a sua opnião.. o que você acha dessa iniciativa ?

Beijinhoooos