segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

IMPORTANTE:

Documento final – COP 15

Mesmo que imperfeito, com falta de consenso e sem força de lei o presidente da ONU anuncia o texto que estabelece o seguinte :

- A temperatura do planeta não deve subir mais de 2°C até o final do século;
- Não estabelece metas globais de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa, deixando para que cada país faça o que achar melhor.
- Uma linha de crédito de 10 bilhões de dólares por ano até 2015

E PARA TERMINAR SAIRAM A FRANCESA SEM TIRAR A ÚLTIMA FOTO:(

domingo, 20 de dezembro de 2009

Time to talk is over.



O último dia.

Hoje quem falou na conferência foi o presidente norte-americano, Barack Obama e de acordo com o seu discurso: “ Há países que acham que os países ricos devem assumir a maior parte da responsabilidade. Eu acho que todos devem se comprometer e agir de uma forma unida para enfrentar esta ameaça real"

Mas isso não seria esquecer a relação inversa entre os responsáveis pelas mudanças climáticas e quem sofre com as conseqüências desse impacto ?

A ameaça é tão real quanto os riscos aos choques climáticos que estão desigualmente distribuídos. Será possível não perceber que os baixos níveis de desenvolvimento humano limitam a capacidade dos familiares pobres de se protegerem dos riscos climáticos ?

Saldo do dia : A esperança de um ótimo resultado da COP 15 foi morrendo com o passar dos dias e nesse último dia da conferência recebemos um documento final que não chega nem perto das necessidades para enfrentar o aquecimento global.

sábado, 19 de dezembro de 2009

11°dia,o dia do Lula lá !

fonte:Band News.

Ao chegar, Lula defendeu ações imediatas para evitar que o aumento da temperatura global ultrapasse 2ºC. Ele destacou a fragilidade dos países pobres "que já sentem os efeitos da mudança do clima" e afirmou que os países em desenvolvimento também têm responsabilidade de contribuir no combate às mudanças climáticas, desde que auxiliados, mas lembrou que "mesmo na ausência de contribuições", muitos já apresentaram propostas dos países ricos.

Saldo do dia:

- Hoje é o penúltimo dia da conferência e os representam não conseguiram redigir um texto coerente.
- Parece que vamos chegar ao final dessa conferência, a primeira a reunir os membros do Protocolo de Kyoto, sem nenhum tipo de acordo.

Obs: Artigo 3.9 do Protocolo, neste ano devem ser iniciadas as negociações sobre o segundo período de compromissos, que vigorará entre 2013-2017.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


Fonte:G1
10° e continuar por continuar.
A presidente da conferência das Nações Unidas para mudanças climáticas em Copenhague, Connie Hedegaard, renunciou ao cargo em favor de Lars Rasmussen.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

9° dia e o cinismo sobre a emissão de gases-estufa.

Se pararmos para pensar o deslocamento da cúpula das negociações vai gerar toneladas de dióxido de carbono. Uma quantia muito maior do que as outras negociações já que o número de participantes é muito superior.

Saldo do dia: Após a china afirmar que não se deixará "pressionar" pelos países desenvolvidos, seja para aumentar essa meta ou para incluí-la em um acordo internacional vinculativo;
Ainda não existe um acordo sólido para a redução de emissões poluentes que substituirá o Protocolo de Kyoto que expira em 2012.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

fonte:Portal de notícias G1

8° dia

Hoje as negociações foram temporariamente paralisadas pela saída de representantes de países africanos até o final da tarde.
As delegações de países africanos que haviam abandonado as negociações após a iniciativa do governo dinamarquês de criar um novo acordo em vez de montar uma extensão do Protocolo de Kyoto. Os Estados Unidos, que não ratificaram o tratado anterior, defendem esse novo acordo.
Essa negociação está lenta demais.
Alguém lembra que a conferência já está acabando?

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Coletiva Dilma no COP 15.


Vídeo retirado do portal de notícias O Eco.

7° dia

O domingo foi marcado pela entrevista coletiva com a ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousseff e o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc . A ministra reforçou que os países desenvolvidos têm o dever de contribuir financeiramente com um fundo climático.
Mas e aí, de quanto será esse valor., quando esse dinheiro vai começar a ser liberado ? Os responsáveis pelas emissões e quais são as profundidades delas, nós já sabemos a muuuito tempo!

sábado, 12 de dezembro de 2009

6° dia e a manifestação agora é dos menos desenvolvidos...

Os países mais pobres estão pedindo o recebimento de 70% da quantia a ser investida nos fundos de ajuda ao combate ao aquecimento global .

O que já temos na lista de intenções, além do limite da elevação da temperatura, é a redução de emissão de carbono para os países ricos precisa ser de 25% a 40% até 2020 e a diminuição de 15% a 20% do lançamento em países em desenvolvimento no mesmo período !

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009




Mais um dia sem nada de concreto.

Além das grandes manifestações que estão ocorrendo diariamente fora do salão da conferência, o rascunho dos acordos, pelo menos já está sendo chamado de Protocolo de Copenhague! Será que vai a frente?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

4° dia e até agora não foi possível fechar um acordo global.

Tivemos apenas informações oficiais sobre as limitações da temperatura do planeta que deve ficar entre 1,5°C e 2°C.
Em documentos preliminares em análise, os países em desenvolvimento precisam se comprometer com metas de redução de emissões dos gases-estufa, a depender das quantias que receberão das nações ricas.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os países subdesenvolvidos não gostam das discussões de hoje.Torna-se público o impasse das nações ricas onde parece que a chance de um compromisso incluindo recursos públicos por parte desses países é ZERO.

Realmente teremos um fundo de ajuda ao combate ao aquecimento global? – fica no ar.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

2° dia. E algumas verdades já podem ser ditas.

Nesta terça-feira, estudos mostraram que a década atual foi registrada como a mais quente e que a mudança climática deve levar até um bilhão de pessoas a deixarem suas casas nas próximas quatro décadas!
Onde logo de cara o Brasil promoveu um evento sobre bicombustíveis.
Só restou uma dúvida:
“Quem vai pagar a conta ?”As populações mais pobres do mundo, milhões de pessoas já são obrigadas a lidar com os impactos das alterações climáticas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Please help the world.



Começou a 15ª Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.Foi iniciada com um filme pós-apocalíptico chamado “Please Help The World”. O curta,criado exclusivamente para o encontro.Coloca-se uma criança para enfrentar o fim do mundo. A menina tem um pesadelo, e resolve fazer sua família e amigos se mexerem para salvar o planeta.



O que esperávamos dela:

- A Presença de representantes de 192 países;
-Definição das novas bases do acordo climático a vigorar a partir do término do protocolo de Kyoto em 2012.
-Maior comprometimento com a redução das emissões de carbono de todos os países desenvolvidos ou não.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009




O SEU COMPUTADOR JÁ PODE SER DESLIGADO COM SEGURANÇA!
...e quanto ao seu descarte?


Muitos usuários enquanto passam dias e dias se divertindo com os seus produtos eletrônicos não fazem a menor idéia do destino desse material ao ser descartado. A maioria deles acha que manter a qualidade de vida implica em sentir-se satisfeito de imediato... isso pode ser considerado qualidade de vida?
Foi com a industrialização que a população passou a comprar e descartar os seus produtos, assim, nasce uma nova tendência no mercado: diminuir o tempo de durabilidade dos produtos com a chamada “obsolescência programada”.
Você já parou para pensar que todo produto produzido necessitou anteriormente de um outro para poder produzi-lo?
Se descartar um computador da sua casa já é difícil, para os fabricantes de produtos eletrônicos o problema é maior ainda. Alguns fabricantes contam com empresas no exterior para reciclar esse material ou contam com o descarte local de resíduos. É necessário informar que o lixo eletrônico não pode transitar livremente entre os países desde 1989 quando foi assinada e ratificada a Convenção de Basiléia para organizar a movimentação do lixo eletrônico.
Contudo, ainda há exportação ilegal do lixo eletrônico e muitas vezes ela é rotulada como doação para inclusão digital provocando uma ameaça a segurança social e ambiental dos países destinados a receber um material que contém substâncias tóxicas causando sérios danos a saúde como chumbo, mercúrio, arsênio, cádmio e berílio. A África e a Ásia são os destinos mais comuns por dispor mão de obra barata para a reciclagem do lixo eletrônico. A população local por não ser especializada, manipula toda essa sucata tóxica em lixões a céu aberto, queimando parte dessas substâncias sem nenhum tipo de cuidado.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

É HOOJEE !!




A Unidade Maracanã do IFRJ realiza anualmente a Semana da Química, um evento de suma importância e que melhor representa o espírito da instituição.
A Semana da Química visa promover, estimular, aprimorar e divulgar a pesquisa tecnológica, científica e cultural dos alunos e pesquisadores do IFRJ - Campus Maracanã, construindo um ambiente propício ao intercâmbio de idéias e debates entre alunos, docentes/pesquisadores, empresas, centros de pesquisa e de inovação tecnológica.
E hoje começa a 29° Semana da Química com uma programação diversificada que contará com palestras, mostra de trabalhos científicos e tecnológicos, exposições de empresas, museus, atividades culturais e esportivas, cursos de extensão e oficinas gratuitas e abertas a comunidade.
Tema: Cem Anos de Educação Profissional no Brasil
Período : 01 a 04 de dezembro de 2009


VOCÊ NÃO PODE PERDER !

Peça teatral:

Lixo Eletrônico & Consumismo
Peça Teatral coordenada por: Roseantony Bohuid (IFRJ)

A peça de teatro "Lixo Eletrônico & Consumismo" aborda a problemática do consumismo e consequente geração de resísuos no cotidiano das pessoas. Encenada por professores e alunos da escola que, com humor e descontração, encarnam personagens que se envolvem em situações que suscitam discussões acerca da problemática ambiental e suas consequências sociais. O roteiro da peça é disponibilizado pelo NEDIC ( grupo de pesquisa do Campus Maracanã) para que seja utilizada em outros núcleos de ensino.

Alguns professores participantes: Érica Leonardo, Tânia Goldbach, Roseantony Bouhid, Moisés André Nisembaum

Para obter a programação completa do evento, acesse:
http://www.ifrj.edu.br/eventos.php