Vídeos

Aqui, nesta página, estão vídeos e palestras interessantes, de assuntos variados, pertinentes a temas do Boletim do Meio Ambiente.


Ano Internacional de Cooperação pela Água

Entrevista com Vicente Andreu, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), por ocasião do Dia Mundial da Água (22 de março) de 2013. Dentre os temas abordados, destacam-se a distribuição da água doce mundial, o papel do Programa Hidrológico Internacional (PHI) no âmbito da cooperação internacional pela água e o panorama de recursos hídricos no Brasil. 


EM DESTAQUE - 20 anos de ECO 92 - A retroatividade da Rio+20

Este curta é uma produção do Boletim do Meio Ambiente em parceria com a TV CEFET/RJ. O objetivo do vídeo é mostrar como caminhou a discussão sobre meio ambiente nesses 20 anos entre as duas conferências.






Rio: Baía de Todos os Perigos



Poucos dias antes da cerimônia de abertura da Rio + 20, ainda é perigoso no Brasil pessoas defenderem e fazer a proteção do meio ambiente.Nos últimos quatro anos, 12 ativistas ambientais têm pago esse compromisso com suas próprias vidas. As portas do Rio, Alexandre Anderson é o presidente de "AHOMAR", uma associação de pescadores na Baía de Guanabara, ele luta para preservar o espaço de pesca artesanal de milhares de famílias que tiram seu sustento nas águas do mar, que ainda existe para pescar. A baía de Guanabara anos atrás, era sublime em beleza natural e peixes, agora devastada pela poluição: todo o lixo de dragagens, a rápida industrialização por empreendimentos petrolíferos que acentua os desastres e derramamentos de petróleo.Lixo, esgoto, metais pesados, manchas de óleo, a baía de guanabara, está morrendo. Alexandre diz: que ele não agrada industriais que colocam seus lucros à frente da preservação da natureza. Ele foi ameaçado de morte várias vezes e agora vive sob proteção policial 24 horas. Alexander vai nos levar ao encontro daqueles que ainda estão agindo antes que a baía de guanabara se torne uma zona morta.



O Mundo Segundo a Monsanto


Nosso país possui a triste posição de maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Uma realidade cruel que é mantida as custas da pobreza de pequenos agricultores, a saúde da população brasileira ( que consume segundo dados da FAO 5,2 litros de agrotóxico) e a destruição dos nossos bens naturais. Porém quem financia? De onde parte o controle desse mercado? Esses são algumas perguntas sem respostas. Outro problema tão grave quanto produtos químicos com fins agrícolas são os grãos transgênicos. A Monsanto, empresa norte-americana, é a maior do seu setor. 
A Carne é Fraca

É um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente.
Especialistas debatem as principais ameaças do aquecimento global no mundo

O programa entre aspas da Globo News sobre aquecimento global apresenta dois pesquisadores com opiniões contrárias sobre o aquecimento global. Os pesquisadores falam sobre o IPCC, sobre o método científico e até mesmo sobre um possível resfriamento global.
Belo Monte, Anúncio de uma Guerra

Documentário independente filmado ao longo de 3 expedições à região do rio Xingu, Altamira e arredores, São Paulo e Brasília. Apresenta imagens e fatos reveladores sobre a maior e mais polêmica obra em andamento no Brasil.
Aprendendo com um Movimento Pés Descalços

No Rajastão, na Índia, um professor extraordinário ensina pessoas (mulheres e homens) em comunidades rurais – muitas delas iletradas – como tornarem-se engenheiras de energia solar, artesãs, dentistas e médicas em seus próprios povoados. É a chamada Universidade Barefoot (Pés Descalços) e seu fundador, Bunker Roy, nos explica como ela funciona
 Tratamento diferenciado na criação e na hora do abate

Empresas agropecuárias demonstram que trabalham para diminuir o sofrimento animal, atendendo à tendências do mercado consumidor.

Poluição Atmosférica - Exclusão e Racismo Ambiental

O médico sanitarista Paulo Saldiva, um dos maiores especialistas nos impactos da poluição atmosférica sobre a saúde , discute aqui como a contaminação atinge as diversas camadas da sociedade de jeitos diferentes.
Planejamento urbano

O urbanista Jaime Lerner, prefeito de Curitiba por três mandatos, entre os anos 70 e 90, discute aqui a reinvenção dos espaços metropolitanos e como ela pode melhorar a qualidade de vida dos cidadão.
Sustentabilidade da Amazônia

O líder extrativista Zé Cláudio Ribeiro descreveu, no ano passado, sua luta para conservar a floresta amazônica de pé. Neste depoimento forte, ele previa uma sina similar à de Chico Mendes e da freira Dorothy Stang, ambos mortos por madeireiros e latifundiários devido à sua militância social e ambiental. Zé Claudio vinha recebendo ameaças, mas não proteção. Em maio deste ano, ele e sua mulher Maria do Espírito Santo foram mortos numa emboscada em Nova Ipixuna, no Pará. Outros membros de sua família continuam sendo ameaçados. Até onde pude apurar, os assassinos ainda não foram identificados.
Economia Ecológica

Esta palestra do economista Hugo Penteado no TEDx Amazônia procura questionar a visão do sistema econômico atual, que infelizmente, ainda se comporta de forma predatória diante dos recursos naturais, abordando questões relevantes como consumo, descarte e globalização.Hugo Penteado também é autor do livro Ecoeconomia - Uma Nova Abordagem (Ed. Lazuli, 2003).
Nessa outra palestra apresentada do TEDx Sudeste, nossa sociedade de consumo é criticada pelo jornalista André Trigueiro, que apresenta as armadilhas éticas , econômicas e ecológicas do consumismo.
Cidades

Diogo Pires Ferreira é arquiteto formado em São Luís, Maranhão. O vídeo ( que é bem dinâmico) é uma pré-apresentação do projeto de Diogo, que objetiva valorizar a vida social local e mostra um transporte público muito bem integrado. Ele acredita que é possível consolidá-las em apenas nove linhas de alta intensidade de uso, desenhadas para ligar os pontos mais importantes da cidade e facilitar a vida do usuário dos transportes públicos.
fonte: O eco


Amazônia

Palestra sobre a Amazônia. Antônio Donato explica de forma simples a hidrodinâmica da floresta e seus complexos microsistemas.
Cidade para pessoas

O vídeo conta a história da relação de Copenhagen com as bicicletas e mostra como estas podem ser inseridas nas metrópoles brasileiras.
O Veneno Está na Mesa

É um documentário do cineasta Silvio Tendler. O filme, feito para a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, mostra em apenas 50 minutos os enormes prejuízos causados por um modelo agrário baseado no agronegócio.Além dos ataques ao meio ambiente, os venenos cada vez mais utilizados nas plantações causam sérios riscos à saúde tanto do consumidor final quanto dos agricultores expostos à intoxicação.
"Cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxico por ano. Até quando vamos engolir isso?"