sexta-feira, 27 de abril de 2012

I Festival Curta na Uerj

Seguindo o assunto dos últimos posts, aqui está mais uma Mostra sobre filmes com a temática ambiental. O 1º Festival de Curta da UERJ/2012 é um concurso de vídeos de criação independente, aberto à participação do público.

O objetivo é abrir espaço a produções em vídeo e animação, revelando talentos e contribuindo para a mobilização acerca das questões ambientais.

O I Festival Curta na Uerj é aberto a qualquer pessoa acima de 12 anos de idade. A partir do tema “Meio ambiente e desenvolvimento no século XXI”, os participantes poderão abordar assuntos como lixo, energia renovável, água, ocupação do solo, educação ambiental, entre tantas possibilidades.

As inscrições vão até 28 de maio.

Saiba mais em: TV UERJ

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Green Nation Fest

Já que no post anterior falávamos de cinema, filmes e vídeos relacionados ao tema "meio ambiente", acontecerá entre os dias 31 de maio e 7 de junho, na Quinta da Boa Vista, a primeira edição do Green Nation Fest, um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a pensar sobre questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto.

O Green Nation Fest é realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.

Todos podem participar da Competição de Cinema e Novas Mídias, uma disputa de obras sobre sustentabilidade. É só inscrever o trabalho (que pode ser micrometragem, blog, foto e perfil no Twitter) até o dia 10 de maio no site: www.GreenNationFest.com.br. Neste mesmo site você também pode ver os trabalhos que foram inscritos.

Além da competição, o evento terá três grandes atrações: a Feira Interativa e Sensorial, Mostra Internacional de Cinema com 12 longas-metragens e Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, abertos para debates. A expectativa de público gira em torno de quatro mil visitantes por dia.

Se você for ao evento, não esqueça de vir contar o que achou aqui no blog.

Fonte: Green Nation Fest (Com adaptações)

sábado, 21 de abril de 2012

Mostra Ecofalante de Cinema

A Ecofalante, organização não governamental sem fins lucrativos, apresentou a primeira edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em São Paulo, no mês de Março, que teve como objetivo chamar a atenção da população paulista para questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. Com filmes de inegável qualidade, proporcionou debates enriquecedores sobre questões que interessam a toda população.

A mostra foi composta por 40 filmes, divididos em seis eixos temáticos - Ativismo, Mudanças Climáticas, Consumo, Povos e Lugares, Energia e Água. Para você não pode conferir a Mostra, destacamos alguns dos filmes para que você possa ver aqui no blog.

Ativismo:  The Warriors of Qiugang:  Em 2004, uma antiga fábrica de pesticidas e corantes próxima à vila de Qiugang, na China central, foi privatizada. Ao reiniciar sua produção, uma água negra escorreu das plantas e inundou os campos da pequena vila: peixes e plantações morreram, e os moradores ficaram alarmados pelo grande número de pessoas atingidas pelo câncer entre eles. Por cinco anos essa população lutou para transformar seu meio ambiente e, ao fazê-lo, percebeu que também estava se transformando. Veja o trailer AQUI

Povos e Lugares:  Tamboro: Documentário que aborda as principais questões sociais e ambientais do Brasil. O desmatamento da Floresta Amazônica, a luta pelas terras no campo, a favelização e a criminalidade nos grandes centros urbanos são projetadas, formando um panorama quase muralista de nossa civilização. Do Monte Roraima aos Aparados da Serra, o filme percorre todo o Brasil nos revelando imagens surpreendentes de nosso país. Veja o trailer AQUI.

Consumo: O Veneno está na mesa:O Brasil é, desde 2008, o país que mais consome agrotóxicos no planeta! Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que utilizamos estão proibidos em quase todo o mundo pelo risco que representam à saúde humana e ambiental. Assista ao filme completo AQUI.

Energia: À margem do Xingu: Em viagem pelo rio Xingu encontramos inúmeras pessoas, moradores de toda uma vida,que serão atingidos pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Relatos de ribeirinhos, indígenas, agricultores e habitantes da região de Altamira na Amazônia, assim como os de especialistas da área, compõem parte deste complexo quebra-cabeça. Assista ao Trailer AQUI.

Água: Sertão Progresso: Transposição de águas do Rio São Francisco e os interesses econômicos e políticos que, desde a época do Império, definem a utilização da terra e da água no Sertão nordestino. Documentário gravado em dez estados brasileiros sobre a obra mais ambiciosa do governo Lula, que promete levar água de beber a 12 milhões de habitantes do semiárido. Assista ao trailer AQUI.

Mudanças Climáticas: A terra da Lua Partida: No coração do Himalaia, Sonam, um velho nômade, vive com sua tribo em uma das mais adversas e isoladas regiões do mundo, mas uma repentina mudança no clima está secando a maioria dos rios e transformando muitos dos vales em desertos. Incapaz de sobreviver da forma tradicional e testemunhando o colapso do seu povo, Sonam inicia uma desesperada busca por respostas e soluções para mudar o destino de sua tribo. Assista ao trailer AQUI.

terça-feira, 10 de abril de 2012