sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dica para relaxar...

http://www.blogger.com/img/blank.gif

quinta-feira, 19 de maio de 2011

PNUMA com site em português sobre Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado anualmente no dia 5 de junho desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente, também conhecido como WED, é o principal veículo pelo qual as Nações Unidas estimulam a conscientização ambiental no mundo todo.

O WED 2011, em apoio ao Ano Internacional das Florestas da ONU, almeja ser uma mega celebração.

O tema deste ano será Florestas: A Natureza a seu serviço.
Toda e qualquer atividade importa: você pode organizar um mutirão de limpeza no seu bairro; anunciar uma iniciativa ambiental na sua cidade, estado ou país; adotar metas ecológicas na sua empresa; usar sacolas reutilizáveis e motivar seus colegas de escola e professores a fazerem o mesmo; plantar uma árvore ou, se possível, organizar um esforço coletivo de plantio com a sua família; caminhar até o trabalho; reciclar e incentivar os amigos a reciclarem também ... as possibilidades são infinitas!

Quando a sua atividade for definida, não se esqueça de registrá-la no site do WED em nome de um dos Embaixadores da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen ou Don Cheadle. O Embaixador que receber mais cadastros vai plantar uma floresta! Clique aqui para saber mais sobre o desafio do WED. por http://oglobo.globo.com/blogs/blogverde/posts/2011/05/19/pnuma-com-site-em-portugues-sobre-dia-mundial-do-meio-ambiente-381459.asp

terça-feira, 17 de maio de 2011

Diamantes são produzidos explodindo CO2

O dióxido de carbono bem poderia rivalizar com o oxigênio como o "gás da vida", dada sua importância no ciclo biológico da Terra. Hoje, porém, ele é mais conhecido como um gás de efeito estufa - o mesmo efeito que permite a vida na Terra, mas que, levado ao exagero, pode colocar essa mesma vida em dificuldades. Esse excesso talvez agora possa ganhar uma destinação bem mais brilhante e preciosa: mais especificamente, o CO2 pode transformar-se em diamante.

Depois de três anos de pesquisa, o pesquisador Daren Swanson, da Universidade de Queens, no Reino Unido, provou que o CO2 pode ser usado para produzir minúsculos diamantes industriais - eles não são grandes o suficiente para se transformarem em uma joia, mas são muito bem pagos para utilização em inúmeras aplicações industriais.

Por:http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/7998-diamantes-so-produzidos-explodindo-co2

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Consumo de recursos naturais pode triplicar até 2050, diz ONU.

O consumo mundial de recursos naturais, como minérios e combustíveis fósseis, pode triplicar até 2050 e causar um catastrófico impacto sobre o ambiente, alerta um relatório divulgado pela ONU, que pede aos países que ajam com rapidez para evitá-lo.

O documento, apresentado pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) em Nova York, analisa o consumo atual dos recursos do planeta e estuda as medidas realizadas pelo mundo para reduzir a relação entre esse consumo e o crescimento econômico.

A humanidade poderia consumir até 2050 "cerca de 140 mil toneladas de minérios, combustíveis fósseis e biomassa por ano, um número que triplica o atual, a não ser que a taxa de crescimento econômico se dissocie da do consumo de recursos naturais", indica o relatório.

"A humanidade pode e deve fazer mais com menos", ressalta o estudo do Pnuma, que explica que atualmente os habitantes dos países desenvolvidos consomem, em média, 16 toneladas per capita por ano desses recursos essenciais, enquanto um cidadão da Índia consome quatro toneladas por ano.

Diante desses números, "tanto com o crescimento da população mundial como da prosperidade, especialmente nos países em vias de desenvolvimento, a perspectiva de níveis muito maiores aos atuais supera em muito o que é sustentável", assinalam os autores do texto.

"Chegou o momento de reconhecer os limites dos recursos naturais disponíveis para apoiar o desenvolvimento humano e o crescimento econômico", sustenta o texto, que acrescenta que "o mundo já está ficando sem recursos acessíveis e de alta qualidade de materiais tão essenciais como petróleo, cobre e ouro".

SOLUÇÃO

A solução está na chamada "dissociação do uso dos recursos naturais e o impacto ambiental do crescimento econômico", ressaltou o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, na quinta-feira, ao apresentar o relatório na sede das Nações Unidas.

"Essa dissociação faz sentido em todos os âmbitos: econômico, social e ambiental", acrescentou Steiner, para quem esse processo é "parte da transição rumo a uma economia verde, baixa em emissões de carbono e eficiente respeito aos recursos".

Ele explicou que se trata de buscar uma economia que "gere empregos decentes e erradique a pobreza de um modo que mantenha a pegada do homem dentro das capacidades planetárias", para o que são necessárias "mudanças significativas nas políticas públicas, o comportamento empresarial e os padrões de consumo".

"Será necessário mais inovação, inclusive uma inovação radical", indicam os autores do relatório, que encoraja os países em vias de desenvolvimento a "mudar sua ideia do que significa o desenvolvimento em um mundo de poucos recursos" e destaca certos avanços obtidos em países como Alemanha, Japão e China, além da África do Sul.

Para conseguir o impulso da economia verde, os responsáveis do texto advertem que é "urgente reconsiderar os vínculos entre o uso de recursos e da prosperidade econômica, baseada em um investimento em massa em inovação tecnológica, financeira e social".

"Deve-se pelo menos congelar o consumo per capita nos países ricos e ajudar as nações em vias de desenvolvimento a seguirem um caminho mais sustentável", destaca o documento. "Nos lugares mais densamente povoados, diminui o consumo per capita de recursos em contraposição a áreas pouco povoadas", acrescenta.
Por:http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/915296-consumo-de-recursos-naturais-pode-triplicar-ate-2050-diz-onu.shtml

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quase 5.000 estão fora de casa em Alagoas devido às chuvas

A chuva forte que atinge o Estado de Alagoas desde a semana passada já provocou transtornos e destruição em ao menos dez municípios do interior. A região mais atingida é o norte do Estado, próximo à divisa com Pernambuco.

Chuvas matam dois e desalojam 3.500 famílias em PE
Água para consumo em abrigo de AL está barrenta
Leia a cobertura sobre a chuva no país

Segundo a Defesa Civil de Alagoas, 4.721 pessoas tiveram que deixar suas casas no Estado devido aos alagamentos e 504 casas ficaram danificadas. Cerca de 4.000 pessoas estão alojadas na casa de amigos ou parentes e 764 estão em abrigos públicos. Uma criança morreu em decorrência de um deslizamento de terra na última sexta-feira, em São Luiz do Quitunde.

Dos dez municípios atingidos, todos já decretaram situação de emergência. O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) deve ir a Brasília amanhã para pedir ajuda ao governo federal para atender os desabrigados e desalojados.

A previsão é que as chuvas continuem intensas nesta quarta-feira e comecem a diminuir de intensidade a partir de amanhã. Mas deve continuar chovendo na cabeceira dos rios que cortam o norte do Estado, o que pode agravar os alagamentos, principalmente nas cidades de Jacuípe e Campestre.

Segundo a Diretoria de Meteorologia da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, que em 2010 provocaram inundações que destruíram cerca de 11 mil casas em Alagoas e mataram 53 pessoas em Alagoas e Pernambuco, estão sendo monitoradas em tempo real e, até agora, não apresentam elevações significativa em seus níveis.

Os municípios atingidos, segundo a Defesa Civil de Alagoas, são: Campestre, Colônia Leopoldina, Japaratinga, Jundiá, Novo Lino, Paripueira, Porto das Pedras, São Luiz do Quitunde, Jacuípe e São Miguel dos Milagres. Apenas Japaratinga ainda não decretou situação de emergência até agora.

Por:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/911172-quase-5000-estao-fora-de-casa-em-alagoas-devido-as-chuvas.shtml