quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quase 5.000 estão fora de casa em Alagoas devido às chuvas

A chuva forte que atinge o Estado de Alagoas desde a semana passada já provocou transtornos e destruição em ao menos dez municípios do interior. A região mais atingida é o norte do Estado, próximo à divisa com Pernambuco.

Chuvas matam dois e desalojam 3.500 famílias em PE
Água para consumo em abrigo de AL está barrenta
Leia a cobertura sobre a chuva no país

Segundo a Defesa Civil de Alagoas, 4.721 pessoas tiveram que deixar suas casas no Estado devido aos alagamentos e 504 casas ficaram danificadas. Cerca de 4.000 pessoas estão alojadas na casa de amigos ou parentes e 764 estão em abrigos públicos. Uma criança morreu em decorrência de um deslizamento de terra na última sexta-feira, em São Luiz do Quitunde.

Dos dez municípios atingidos, todos já decretaram situação de emergência. O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) deve ir a Brasília amanhã para pedir ajuda ao governo federal para atender os desabrigados e desalojados.

A previsão é que as chuvas continuem intensas nesta quarta-feira e comecem a diminuir de intensidade a partir de amanhã. Mas deve continuar chovendo na cabeceira dos rios que cortam o norte do Estado, o que pode agravar os alagamentos, principalmente nas cidades de Jacuípe e Campestre.

Segundo a Diretoria de Meteorologia da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, que em 2010 provocaram inundações que destruíram cerca de 11 mil casas em Alagoas e mataram 53 pessoas em Alagoas e Pernambuco, estão sendo monitoradas em tempo real e, até agora, não apresentam elevações significativa em seus níveis.

Os municípios atingidos, segundo a Defesa Civil de Alagoas, são: Campestre, Colônia Leopoldina, Japaratinga, Jundiá, Novo Lino, Paripueira, Porto das Pedras, São Luiz do Quitunde, Jacuípe e São Miguel dos Milagres. Apenas Japaratinga ainda não decretou situação de emergência até agora.

Por:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/911172-quase-5000-estao-fora-de-casa-em-alagoas-devido-as-chuvas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário