domingo, 9 de setembro de 2012

Alimento Orgânico é saúde


Em contraponto ao modelo de produção agrícola que utiliza equipamentos mecanizados, fertilizantes e agrotóxicos, a agroecologia promove o cultivo de alimentos orgânicos. Entendem-se como alimentos orgânicos: “aqueles cultivados sem agrotóxico e fertilizante químico”. Contudo, a agroecologia “é um conceito mais amplo e avançado”, pois, “não só não possuem agrotóxicos e transgênicos como são cultivados de forma justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável”. [1]

Os métodos dessa técnica desprezam qualquer intervenção química e o uso de OGM (organismos geneticamente modificados), ao contrário, trabalham com o método compostagem, adubação verde e rotação de culturas, respeitando o crescimento orgânico do solo. Assim, trazendo benefícios ao meio ambiente.

Os alimentos orgânicos, segundo pesquisas, são mais nutritivos, devido à terra ser cultivada sem fertilizante e herbicidas, que matam as pragas, mas também organismos essenciais à manutenção dos nutrientes do solo. Vitaminas, como por exemplo a C, são encontradas em maior quantidade em vegetais de origem agroecológia.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) realizou pesquisa que constatou que a maior barreira para o consumo dos alimentos orgânicos é o preço. Mesmo com um valor um pouco mais elevado que os alimentos oriundos do agronegócio, os alimentos orgânicos encontrados em feiras são mais baratos que os dos mercados. A pesquisa também apontou que das 27 capitais, 22 possuem feiras de alimentos orgânicos, em primeiro lugar está o Rio de Janeiro. Os preços tendem a diminuir com as políticas de incentivo à agroecologia, porém competir com o agronegócio e as corporações de biotecnologia que detêm o monopólio dos OGM’s são desafios de “Davi e Golias”.

Os agricultores que utilizam essa técnica sofrem com impostos e assimetria competitiva de mercado. Porém, você pode mudar essa realidade. Priorize alimentos orgânicos que só irão trazer benefícios a sua saúde e ao meio ambiente.

Então, anote aí! Caso você, caro leitor, reside na cidade do Rio de Janeiro, visite a Feira Cultural da Glória, Praça Russel, Flamengo, todos os sábados de 7:30h à 13:30h.


Fontes:
[1] Agroecologia.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário