sexta-feira, 19 de junho de 2009

Senso Crítico

Acho engraçado quando pregam uma bandeira de bom samaritano em uma ONG, ou em alguma empresa, que nossa!, está economizando água para produzir determinado bem.

Acredito que a maioria das pessoas (digo isso porque eu mesma era assim) bate palma para empresas que fazem grandes propagandas sobre o meio ambiente, - “nossa, essa empresa é mesmo ótima! Ela reduziu o gasto de energia elétrica e de água! Tudo isso para o bem do meio ambiente”-. Será?

Já parou para pensar que reduzindo esses gastos, A EMPRESA paga menos conta de luz e água. E reutilizando ou reciclando o material descartado então? A empresa deixa de comprar mais material, barateia a produção e cobra mais caro pelo produto ser “ecologicamente correto”.

Sem falar nas ONG’s, que nossa, são vistas como salvadoras do mundo. Será mesmo que uma ONG que faz um cartaz enorme de plástico dizendo “Não utilizem plástico!”, “Salve a Amazônia” ou ainda “Salve a Mata Atlântica” pode ser levada a sério?

É importante, principalmente nós, como técnicos dessa área, sabermos o que realmente está acontecendo, buscar relatórios nas empresas e ONG’s que digam o que e como estão fazendo todo esse sistema ser “ecológico”, além de analisar com frieza as propagandas e ter sensibilidade para notar o que não passa de uma auto propaganda ou de algo realmente sério.

Por Ana Beatriz Machado, MAM 251

Um comentário:

  1. Acho essa reflexão muito válida. Acredito que muitas empresas adotam hoje o slogan do "ecologicamente correto" justamente porque essa passou a ser uma questão muito discutida na sociedade atual. E assim, essa "eco-empresa" se aproximaria e ganharia mais simpatia do público em geral.
    Há poucos anos atrás, quando a questão do aquecimento global ainda era uma espécie de "mito", esse tipo de propaganda sequer existia (ou somente em casos raros).

    ResponderExcluir