quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasileiros estão mais preocupados com o Meio Ambiente

Em pesquisa realizada de 25 a 27 de setembro deste ano, ouvindo 2002 pessoas com mais de 16 anos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ibope procuraram traçar um retrato da sociedade brasileira com relação ao clima. Uma das conclusões é que os brasileiros estão mais preocupados com esse tema do que no ano passado. Cinquenta e um por cento das pessoas ouvidas aceitariam pagar mais por produtos ecologicamente corretos, mas apenas 11% fazem esta opção na hora da compra. É a ratificação de uma velha teoria: é grande a distância entre intenção e gesto.

É interessante notar que a pesquisa mostrou uma tendência maior de preocupação quanto mais elevado é o nível educacional da pessoa. A preocupação também é maior entre os mais jovens e entre aqueles que moram na Região Sudeste.

A maioria dos entrevistados (44%) se mostrou muito preocupado com o desmatamento, e no corte por estratos socioeconômicos as menções ao desmatamento foram feitas muito mais pelas pessoas de maior escolaridade e com renda mais elevada. Isso mostra um dos muitos paradoxos, já que são pessoas que têm maior poder de consumo e, por isso mesmo, também têm maior condições de alavancar mudanças de hábitos.

Lixo e esgoto foram apontados como os maiores vilões da poluição do meio ambiente. A pesquisa optou por distinguir entre fumaça saída dos canos dos automóveis e fumaça saída de chaminés da indústria: ambas são mais apontadas do que o desmatamento, como causadoras de poluição ambiental.

Trinta por cento dos entrevistados defendem que é preciso proteger o meio ambiente, mesmo que isso dificulte o crescimento econômico. Mas 47% acreditam que é possível conciliar as duas coisas. 71% evitam o desperdício de água e apontam esse como um cuidado básico para proteger o meio ambiente. E aqui aparece um percentual interessante: 6% dos entrevistados afirmaram que têm carro mas o deixam em casa para não ajudar a poluir ainda mais.

por:http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/posts/2010/12/27/brasileiros-estao-mais-preocupados-com-aquecimento-global-352245.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário