quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Todos os dias sem carro!

Hoje, dia 22 de Agosto ocorre nas principais cidades brasileiras e do mundo, o Dia Mundial Sem Carro.É uma boa oportunidade para quem só anda de carro descobrir como inserir o trasporte coletivo no dia-a-dia.

No Rio de Janeiro,a data será marcada pela proibição do estacionamento nas principais vias do Centro. O quadrilátero formado pelas avenidas 1º de Março, Presidente Antônio Carlos e Rio Branco, Presidente Vargas, e palas Rua Santa Luzia terá o estacionamento proibido. Fazem parte desta área a Rua da Assembleia e as ruas Almirante Barroso e Araújo Porto Alegre.

Foto do projeto Ecos na Paisagem
O objetivo do Dia Mundial Sem Carro, é fazer com que a população reflita sobre o impacto que o uso intensivo dos automóveis pode causar no meio ambiente. Inclui-se aí além da poluição atmosférica, visual e sonora, a depreciação do convívio humano, já que a população em geral não se sente segura andando nas ruas fora de seus automóveis.Há boas idéias que nos mostram como é possível viver (todos os dias e não apenas hoje) sem a utilização frequente dos carros.

O projeto a seguir é de um grupo de arquitetos que propõe a criação de uma "linha verde" de ciclovias para a cidade de São Paulo. Essa linha ligaria os principais pontos turísticos da cidade, ruas comerciais e linhas de metrô. Desse modo, a ciclovia seria verdadeiramente um meio de se locomover pela cidade e não apenas um simples lazer. O projeto não sairia caro e apenas perderíamos algumas vagas de estacionamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário