quinta-feira, 1 de julho de 2010

A3P .. você conhece ?

Vamos partir logo pra definição do próprio MMA:

"A A3P é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas. Seus princípios são a inserção dos critérios ambientais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados. O principal objetivo é a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. Até agora, no estado do Rio de Janeiro, outros dois municípios já formalizaram sua adesão: Angra dos Reis e Mesquita."

A Agenda se fundamenta nas recomendações do Capítulo IV da Agenda 21 que indica aos países o “estabelecimento de programas voltados ao exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo e o desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais de estímulo a mudanças nos padrões insustentáveis de consumo”; no Princípio 8 da Declaração do Rio/92 que afirma que “os Estados devem reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e consumo e promover políticas demográficas adequadas”; e ainda na Declaração de Johannesburgo que institui a "adoção do consumo sustentável como princípio basilar do desenvolvimento sustentável".


Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente realizou, por intermédio do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – DCRS/SAIC, o 1º Prêmio em Melhores Práticas da A3P. A realização do Prêmio buscou dar visibilidade às práticas bem sucedidas na área socioambiental, além de reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.




Na primeira edição participaram do Prêmio 21 instituições públicas, das três esferas e dos três poderes, que possuíam o Termo de Adesão vigente. Do total de 44 projetos inscritos foram considerados válidos 41 projetos.


Fonte: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36&idConteudo=7514&idMenu=7683

Agora que você está por dentro do projeto de internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nas organizações públicas, o boletim gostaria de saber a sua opnião.. o que você acha dessa iniciativa ?

Beijinhoooos

Nenhum comentário:

Postar um comentário