sexta-feira, 16 de julho de 2010

Restrição ao Uso das Sacolas Plásticas


Começa hoje a contagem regressiva para, quem sabe, dar adeus as sacolinhas plásticas. Isso mesmo, a partir de hoje, todos os estabelecimentos terão um prazo de três anos para trocar as atuais embalagens de compras por bolsas feitas por material reutilizável. Essa é a determinação da lei 5.502/09 que entrou em vigor HOJE, dia 16/07 aqui no estado do Rio de Janeiro.

Os próprios estabelecimentos comerciais serão os grandes responsáveis pela troca de material mas é claro que esse processo, essa mudança de hábito, depende totalmente da colaboração da população. Caixas de papelão ou sacolas ecológicas são algumas das opções de transporte para as suas mercadorias.

E como incentivo à troca de sacolas, o consumidor que rejeitar a sacola plástica terá um desconto de R$0,03 sobre as suas compras. - " Será esse o momento para repensarmos sobre o nosso atual padrão de consumo e dar mais valor aos bens de consumo que realmente precisamos, evitando os excessos??? "

O objetivo dessa iniciativa é reduzir a quantidade de plástico, ou seja, material nada resistente a uso continuo e que não se decompõem com facilidade. Assim, as sacolas alavancam a quantidade de lixo e contribuem para entupir as galerias de esgotos e águas pluviais.

O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado estadual Carlos Minc (PT), autor da lei, lembrou que o Brasil usa por ano 18 bilhões de sacolas plásticas. No Rio, são 2,4 bilhões por ano, cerca de 200 milhões por mês.

Nós do Boletim do Meio Ambiente, esperamos que TODOS possam colaborar com a troca do material. EVITE O SACO PLÁSTICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário