terça-feira, 6 de julho de 2010

Deixando a grama mais verde.


A Fifa estabeleceu a partir da Copa da Alemanha o programa dos Green Goals, iniciativa que trata de temas como a utilização de fontes de energia renováveis, relatórios de impacto ambiental, neutralização de carbono e oferta de transportes menos poluentes.

A idéia dos Green Goals começou na Copa da Alemanha e estão aplicando seus princípios na África do Sul. Mas acreditam que a primeira grande aplicação destes encargos vai ser no Brasil em 2014.Tendo como uma das principais propostas transformarem os 12 estádios que vão sediar os jogos em Ecoarenas.

“Ecoarenas são estádios ecológicos, construídos causando o menor impacto ambiental possível, sem desperdício de materiais e com maior eficiência energética. Parte de sua demanda interna de água e energia seria suprida por painéis fotovoltaicos para captura de energia solar e por sistemas de coleta de água da chuva, que seria tratada e reaproveitada na irrigação do campo e em instalações sanitárias.”
Os estádios projetados para as cidades de Brasília e Cuiabá seguem esse modelo, assim também a reforma projetada para o Maracanã. A campanha não propõe construir os estádios da Copa 2014 do zero e sim "reciclar" as estruturas preexistentes, aproveitando a área e o campo de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário