domingo, 28 de agosto de 2011

Jorge Viana propõe diálogo entre ex-ministros do Meio Ambiente e da Agricultura

Reportagem de Iara Guimarães Altafin / Agência Senado (reduzida)

As posições antagônicas adotadas, de um lado, por ex-ministros do Meio Ambiente e, de outro, pelos ex-ministros da Agricultura levaram o relator do projeto de reforma do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente (CMA), Jorge Viana (PT-AC), a propor um encontro entre os dois grupos. A expectativa do parlamentar é a construção de um entendimento quanto a sugestões de ajustes a serem feitos no projeto, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado.

O senador se manifestou nesta quinta-feira (25), em reunião conjunta das comissões de Meio Ambiente, (CMA), Agricultura (CRA) e Ciência e Tecnologia (CCT), na qual três ex-ministros da Agricultura (Francisco Turra, Allysson Paulinelli e Reinhold Stephanes) defenderam o projeto (PLC 30/2011) enviado pela Câmara e pediram rápida aprovação do texto. 

Na quarta-feira (24), quatro ex-ministros do Meio Ambiente (Marina Silva, Sarney Filho, Carlos Minc e José Carlos Carvalho) consideram o texto um retrocesso na legislação ambiental e pediram aos senadores mais tempo para discutir e aperfeiçoar o projeto.

Jorge Viana disse acreditar que uma reunião entre ex-ministros poderia clarear posições e resultar em sugestões relevantes para a aprovação da matéria.

Dos ex-ministros ouvidos nesta quinta-feira, apenas Paulinelli disse aceitar a sugestão de Viana, os outros não se manifestaram, mas todos assinalaram o desconhecimento dos gestores das políticas ambientais sobre a realidade do campo e criticaram a legislação que trata do meio ambiente.

Equilíbrio

Antes da manifestação de Jorge Viana, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do projeto nas comissões de Justiça (CCJ), Agricultura (CRA) e Ciência e Tecnologia (CCT), assinalou que as duas audiências mostram que os ex-ministros "não defendem interesse particularizado de algum setor, mas o interesse maior do desenvolvimento do país".

Os dois relatores concordam que devem buscar o equilíbrio entre a proteção das florestas e dos biomas e a garantia da sustentabilidade da produção agrícola.

- O Brasil precisa tomar uma decisão política sobre uma das mais importantes leis que o país tem. O problema não é entre ambientalistas e ruralistas. O senado terá de arbitrar, mas precisa fazer isso com justeza - disse Jorge Viana.

Já Luiz Henrique disse considerar que os pontos controversos "são menores". O senador pelo PMDB voltou a defender a descentralização das prerrogativas sobre questões ambientais, propondo um "novo pacto federativo". Ele tem argumentado que a lei florestal deve tratar apenas de aspectos gerais, deixando para estados e municípios a regulamentação do uso dos recursos naturais.

- Temos que fazer uma lei que garanta a segurança jurídica, que não seja contestada no Supremo [Tribunal Federal] - reforçou.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SEMATEC 2011

A SEMATEC & ECC (Semana de Tenologia e Encontro Escola Comunidade) é um evento bastante conhecido que ocorre anualmente no Campus Nilópolis do IFRJ.

Atualmente, a SEMATEC conta com um blog no qual há divulgação da semana acadêmica do campus, além de outras atividades promovidas pela Coordenação de Extensão do IFRJ-Nilópolis.

Ocorrem durante o evento, projetos discentes, cursos, oficinas, debates, mesas redondas e exposições oferecidos por alunos, professores do IFRJ e profissionais convidados.


Participe deste evento e prestigie o nosso amado Instituto Federal do Rio de Janeiro!

Mais informações no blog da SEMATEC.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cidades para as pessoas


Cidades para as pessoas é um projeto que nasceu da necessidade de modificar o modo como as pessoas veem as cidades.
Durante um ano a jornalista Natália Garcia vai viajar por 12 cidades do mundo – e morar por um mês em cada uma delas em busca de boas ideias que tenham melhorado esses centros urbanos para quem mora neles.

Segundo a jornalista, "com o passar dos anos a dinâmica de ocupação dos espaços públicos foi substituída por uma necessidade de se proteger deles. Ninguém mais se sente seguro andando fora do seu carro, usando transporte público ou morando no centro. E como os espaços públicos viraram espaços de passagem entre trabalho, casa, shopping, restaurante e cinema, perdeu-se o cuidado com eles. O que queremos deles é que sejam vias mais eficazes para continuarem a nos dar passagem. E nem paramos para pensar que os alagamentos não acontecem por falta de piscinões. Acontecem porque, ali debaixo, corre um rio que foi canalizado e não tem mais para onde encher quando chove demais."

"O objetivo desse projeto é tentar entender, não como resolver os problemas que já sabemos que estão presentes em toda grande cidade, mas como criar bons lugares para se viver. O projeto foi inspirado no urbanista dinamarquês Jan Gehl, que diz que sabemos tudo sobre o habitat ideal de todas as espécies de animais do mundo, menos do homo sapiens."

Vejam o site do Cidades para Pessoas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fotos da Greve no IFRJ



Mais fotos do ato em : www.flickr.com/photos/boletimdomeioambiente

Para ter informações sobre a greve em : http://ifrjemluta.wordpress.com. IFRJ em Luta é um blog que irá compartilar informaçoes sobre a greve.

domingo, 21 de agosto de 2011

Reunião Gestão Ambiental, 10-08-2011

A reunião ocorrida no auditório do campus Rio de Janeiro, no dia 10 de agosto, juntou calouros, veteranos, professores e coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Falaram a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Monica Romitelli de Queiroz, e Príscila Marques de Siqueira, Diretora de Programas para o Desenvolvimento da Graduação.  Entre os assuntos abordados, tivemos como destaque a apresentação do curso aos novos alunos, a Autoavaliação Institucional e CPA (Comissão Própria de Avaliação - veja aqui!), o Programa de Auxílio Permanência e a avaliação do curso pelo MEC, com data prevista para a próxima semana, dias 29 e 30 de agosto.

Apesar da ocorrência da greve, até segunda ordem a avaliação do MEC foi mantida.

VOCÊ, ALUNO! Atente para a atualização de seus contatos pessoais junto à Secretaria de Ensino Superior (SES), para que a comunicação seja facilitada.

O processo de Reconhecimento do CST em Gestão Ambiental (Nº 200907038) é acompanhado pela instituição através do site do e-MEC.

 

Para entrar em contato com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação envie um e-mail para prograd@ifrj.edu.br ou se você desejar tirar suas dúvidas sobre o Ensino de Graduação, escreva para progradresponde@ifrj.edu.br.





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Últimas Notícias sobre a Greve no IFRJ

A greve iniciada no Campus Rio de Janeiro, nesta terça-feira parece não ter previsão para término, assim como em outros campi, "parados" durante este mês de agosto.

O último boletim emitido pelo SINASEFE - Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - datado de 18 de agosto, apresenta informações como Pauta de Reivindicações, links de reportagens sobre a greve e outras notícias mais, de relevante interesse.

Confira o documento na íntegra: Boletim de Greve nº 10 - SINASEFE

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O desafio para a Rio+20

(Adaptado do artigo de Eduardo Athayde, diretor editor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil.)
 Fonte: Época

Quando o mundo reuniu-se no Rio de Janeiro, em 1992, para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – Eco 92, com objetivo de conciliar desenvolvimento sócio-econômico e a preservação dos ecossistemas, o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” foi consagrado.

Naquele ano, a população global era de 5.4 bilhões de habitantes e o PIB mundial de 28 trilhões de dólares. 20 anos depois, com uma população global de 7 bilhões de habitantes e um PIB de 78 trilhões de dólares (US$ 50 tri a mais), a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, foi convocada para o Brasil em junho de 2012. Juntos, governos, corporações e sociedade civil farão o balanço do planeta, apurando lucros e prejuízos, debatendo o desenvolvimento global.

As 500 milhões de pessoas mais ricas do mundo (aproximadamente 7% da população mundial) são responsáveis por 50% das emissões globais de carbono, enquanto os 3 bilhões mais pobres são responsáveis por apenas 6%. Os 16% mais ricos do mundo são responsáveis por 78% do total do consumo mundial, ficando para os 84% restantes, apenas 22% do total global a ser consumido.

A China, que tem hoje 22% da população do planeta e apenas 7% das terras aráveis, já consome três vezes mais grãos e duas vezes mais carne que os EUA. Com o crescimento da economia chinesa, se cada chinês consumir, por exemplo, a mesma quantidade de papel que os americanos consomem atualmente, em 2030, os 1.46 bilhão de chineses, sozinhos, consumirão todo papel que o mundo produz hoje.

Onde vamos parar? Em 1804 a população humana atingiu o primeiro bilhão. 130 anos depois, em 1930, chegou a 2 bilhões. Com os avanços da ciência e tecnologia e a queda da mortalidade infantil, o ritmo acelerou. Como planejar para atender aos atuais 7 bilhões de habitantes – metade urbanos, amontoado em cidades – e mais os 75 milhões de novos habitantes/consumidores acrescidos anualmente à população humana?

Se tivessemos que eleger uma palavra para traduzir sustentabilidade talvez “equilíbrio” fosse a melhor candidata. Sustentabilidade é a busca do equilíbrio dinâmico entre os complexos contextos da realidade – seja em uma casa, uma empresa, uma cidade, um país ou no Planeta. A Rio+20 não é um evento do qual se possa esperar produto acabado, é um “momento intenso” de encontro e de avanços entre governos, corporações e pessoas conectadas, teando inteligência nova para enfrentar o desafio da construção de uma “economia equilibrada” .

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Abaixo-assinado CARTA ABERTA DE PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS EM APOIO À GREVE DAS ESCOLAS FEDERAIS

Abaixo-assinado CARTA ABERTA DE PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS EM APOIO À GREVE DAS ESCOLAS FEDERAIS

Greve no IFRJ - Mantenha-se informado sobre a greve!

O Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) enviou uma carta para o ministro da educação, Fernando Haddad, com pedido de melhores salários e condições de trabalhos, entre outras reivindicações.
Sobre a conjuntura nacional e as possibilidades da nossa greve, teremos o início da Jornada Nacional de Lutas, inicialmente com atos públicos nos estados até o dia 19 de agosto,culminando com a Marcha a Brasília no dia 24 de agosto. Poderemos ampliar ainda mais a divulgação das nossas reivindicações e da nossa greve junto à sociedade com estas atividades. Teremos a participação nesta Jornada Nacional de Lutas de vários setores do funcionalismo e dos movimentos popular e estudantil,bem como dos trabalhadores (as) da iniciativa privada, estabelecendo um novo patamar nas relações do movimento com o Governo.
 
Solicita-se a cada Comando Local de Greve que envie as informações da greve em cada Campi da Seção Sindical para o e-mail comunica.sinasefe@gmail.com , com cópia para dn@sinasefe.org.br.

Confira abaixo links de documentos importantes para a greve:
CARTILHA DE GREVE:http://goo.gl/N0Kis

PANFLETO DE GREVE: http://goo.gl/d14IZ

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO: http://goo.gl/q39SM

OFÍCIOS PROTOCOLADOS: http://goo.gl/NcZNs

Para mais informação acesse: http://ifrjemluta.wordpress.com/

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

E se nossa água estivesse contaminada com medicamentos?


Toda matéria existe em um ciclo fechado. Assim, nunca nos livramos daquilo que fabricamos, mesmo quando vai embora no caminhão do lixo ou pelo esgoto. Estes são, na maioria das vezes, os destinos dos medicamentos que usamos em casa quando sobram ou quando estão “vencidos”. O tratamento de purificação dispensado à água e ao esgoto (quando existe) não é suficiente para remover os compostos químicos liberados pelos medicamentos dissolvidos. Mesmo quando o medicamento termina em um aterro sanitário, ainda existe um alto risco de contaminação do lençol freático. Bom, então o que fazer para que os remédios que usamos em casa não contaminem o solo e a água?
Essa preocupação deu origem á um programa chamado Descarte Consciente. É só levar os medicamentos vencidos até uma das farmácias participantes.

Confira abaixo os endereços:
Rio de Janeiro - RJ:
Barra da Tijuca
Av das Américas, 1.699
Av. das Américas, 7.000
R. Olegário Maciel, 600, Lj 103
Freguesia de Jacarepaguá
R. Tirol, 356
Gávea
Av. Marquês de São Vicente, 22
Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 499
Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 341, Lj B
Méier
Rua Dias da Cruz, 454
Recreio dos Bandeirantes
Av. das Américas, 14.737, Lj A
Taquara
Avenida Nelson Cardoso, 1081
Tijuca
R. Haddock Lobo, 382
R. Barão de Mesquita, 944, Lj 201

Niterói - RJ:
Icaraí
Dr. Tavares de Macedo, 10, Lj 101

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vídeos

Economia Ecologica
Esta palestra do economista Hugo Penteado no TEDx Amazônia procura questionar a visão do sistema econômico atual, que infelizmente, ainda se comporta de forma predatória diante dos recursos naturais, abordando questões relevantes como consumo, descarte e globalização.Hugo Penteado também é autor do livro Ecoeconomia - Uma Nova Abordagem (Ed. Lazuli, 2003).
Assista aqui.

Nessa outra palestra apresentada do TEDx Sudeste, nossa sociedade de consumo é criticada pelo jornalista André Trigueiro, que apresenta as armadilhas éticas , econômicas e ecológicas do consumismo.
Assista aqui.

Cidades
Diogo Pires Ferreira é arquiteto formado em São Luís, Maranhão. O vídeo ( que é bem dinâmico) é uma pré-apresentação do projeto de Diogo, que objetiva valorizar a vida social local e mostra um transporte público muito bem integrado. Ele acredita que é possível consolidá-las em apenas nove linhas de alta intensidade de uso, desenhadas para ligar os pontos mais importantes da cidade e facilitar a vida do usuário dos transportes públicos.
Assista aqui.

fonte: O eco

Amazônia
Palestra sobre a Amazônia. Antônio Donato explica de forma simples a hidrodinâmica da floresta e seus complexos microsistemas.
Assista aqui.

Cidade para pessoas
O vídeo conta a história da relação de Copenhagen com as bicicletas e mostra como estas podem ser inseridas nas metrópoles brasileiras.
Assista aqui.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Novas regras do CONAR sobre marketing “verde”

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, CONAR divulgou novas normas para a publicidade que contenha apelos de sustentabilidade.

A partir desta segunda-feira (01/08/2011), a publicidade veiculada no Brasil não poderá mais enaltecer características de sustentabilidade de determinado produto, serviço ou marca se a empresa responsável não comprovar tais qualidades.

Alguns principios devem ser respeitados:

Veracidade – deve informar sobre o que é verdadeiro e passível de verificação e comprovação;

Exatidão – deve ser exata e precisa, não cabendo informações genéricas e vagas;

Pertinência – deve ter relação com processos de produção e comercialização dos produtos e serviços anunciados; e

Relevância – o benefício ambiental salientado deve ser significativo em termos do impacto ambiental total do produto ou do serviço sobre o meio ambiente, em todo seu ciclo de vida, ou seja, durante a produção, o uso e o descarte.

A empresa que descumprir as normas fica sujeita a punições que variam de advertência à suspensão da campanha publicitária e divulgação pública do descumprimento da regulamentação. A entidade não aplica multa em caso de infração. “Dependendo da gravidade do caso, o Conar pode agir por meio de medida liminar, o que tira o comercial de veiculação em poucas horas”, explica Gilberto Leifert, presidente do CONAR.

Confira as mudanças em: http://www.conar.org.br/html/noticias/070611.html

Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu feita em 2010, 56% das pessoas nunca ouviram falar em sustentabilidade, apenas 16% sabem definir corretamente a palavra e outros 19% do total, acham que sustentabilidade tem a ver com auto-sustento. Por esse motivo, a divulgação de forma irresponsável do termo sustentabilidade como forma de Marketing “verde” ,dificulta ainda mais a compreensão pelo consumidor do real significado ecológico da palavra.

Leia mais: http://www.colunazero.com.br/2010/12/pesquisas-revelam-boas-intencoes-mas.html#ixzz1TLHHjfQ5

terça-feira, 2 de agosto de 2011

6º Congresso Internacional de Bioenergia

Com o propósito de discutir o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias, agricultura e fontes de energias alternativas, colocando frente a frente técnicos e especialistas do Brasil e de outros países que utilizam esta tecnologia com sucesso, acontece em Curitiba, no período de 16 a 19 de agosto de 2011, a sexta edição do Congresso Internacional de Bioenergia, um dos mais importantes eventos ligados a energias renováveis do Brasil.

Para mais informações acesse o site : http://www.bioenergia.net.br/congresso/br/index.php

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

3º Seminário ARERJ/SINDIECO e IMA/UFRJ

O Seminário ARERJ/SINDIECO e IMA/UFRJ é um evento anual, que tem como objetivo promover a aproximação entre os setores empresarial, acadêmico e governamental, visando a busca de soluções e a exposição de novas ideias para o setor da reciclagem.

Este ano, o seminário acontecerá no dia 10 de agosto de 2011 e terá como tema "Política Nacional de Resíduos Sólidos como Instrumento para o Desenvolvimento da Reciclagem". O local será o auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado na Ilha do Fundão.

Inscrições gratuitas!Período: 10 de agosto de 2011
Informações: (21) 2671-7693, seminario@sindieco.org.br
www.sindieco.org.br/seminario/index.php