segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Niterói economiza água e dinheiro

A partir de agora todos os edifícios construídos em Niterói deverão incluir em seus projetos sistemas para a reciclagem de águas cinzas – aquelas utilizadas em chuveiros, banheiras, lavatórios de banheiros, tanques e máquinas de lavar. A lei foi sancionada esta semana pelo prefeito Jorge Roberto Silveira e agradou aos moradores e as construtoras da cidade.

A Lei nº 2856, de reaproveitamento de águas cinzas, é aplicável a todas as obras com mais de 500 metros quadrados e que tenham volume potencial de consumo igual ou superior a 20 metros cúbicos de água por dia.

O sistema de reaproveitamento da água se baseia na coleta das águas cinzas (lavatório, banho, tanque e máquina de lavar roupa) da edificação em tubulação separada e conduz essa água para uma cisterna, que serve de acumulação.Ela então é recalcada para uma caixa d’água onde são adicionados produtos químicos como cloro para desinfecção, cal, barrilha para correção de pH e sulfato de alumínio para floculação.

Niterói já conta com o sistema de reúso de água cinza em 18 edifícios residenciais, além de uma empresa de ônibus. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Guida, o retorno financeiro da implantação dos sistemas de reutilização é obtido em poucos meses, com a economia nas contas de água.Além disso, a água que é reutilizada deixa de ir para a estação de tratamento de esgoto, gerando economia no tratamento que é dispensado a este. É economia também para o contribuinte, que paga pela água, já que diminuiu o volume de água que a cidade precisa captar (principalmente para Niterói, que não "produz" toda a água que consome). Reduz-se a pressão sobre o recurso natural e ainda gera-se economia. Bom, não?


fonte: Jornal O Fluminense



Um comentário:

  1. Não tinha outra opção não. Do modo que se constroi nesta minúscula cidade, com ruas do século XV, tem que fazer isso mesmo. E mesmo assim vai faltar. Ganância imobiliária e total falta de consideração são propósitos norteadores dos vereadores e da pretensa prefeitura desta caótica, e cada dia mais, cidade. Camboinhas era o bairro melhorzinho. Com a construção do conjunto habitacional OASIS, vai ser outro caos para ficar igualzinho ao resto de Niterói.

    ResponderExcluir