terça-feira, 3 de julho de 2012

CARTA ABERTA DO EDITORIAL DO BOLETIM DO MEIO AMBIENTE

Sobre a Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Ao Presidente do IBAMA, Volney Zanardi
Ao Diretor – Presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo
Ao Diretor - Presidente da NorteEnergia,Carlos Raimundo Albuquerque Nascimento
Ao Diretor Socioambiental da NorteEnergia, Roberto Camilo da Cruz Oliveira
À Presidente da FUNAI, Marta Maria do Amaral Azevedo
À Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira
À Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Roussef

A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte concedida a NorteEnergia -  no município de Altamira, no estado do Pará – causa a indignação da equipe do boletim impresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Rio de Janeiro, Boletim do Meio Ambiente.Isso ocorre devido às constantes denúncias de desrespeito aos Direitos Humanos ocorridas no decorrer de todo processo de concessão do empreendimento à NorteEnergia até o início das obras.

Viemos mostrar a nossa decepção com o posicionamento favorável, a este fato, do Congresso Nacional e do Governo Federal, que deveriam assegurar os direitos de todos os cidadãos do território brasileiro, independentemente, de sua etnia, raça, credo ou orientação sexual. Porém, a nossa impressão é totalmente oposta às competências do Congresso Nacional e do Governo Federal, já  que na prática as atitudes desses órgãos denotam desrespeito com os direitos das comunidades indígenas oriundas da bacia do Rio Xingu e todas as outras comunidades tradicionais da região.

Portanto, escrevemos essa carta com todo pesar para expor o nosso posicionamento contra a continuação da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, tendo em vista nosso papel como estudantes provenientes dos níveis de ensino Médio/Técnico e Superior da área ambiental e a nossa responsabilidade como formadores de opinião com o trabalho realizado de mídia impressa. Temos, então, um duplo compromisso com nossos leitores, em sua  maioria estudantes do IFRJ Campus Rio de Janeiro, por isso, alertamos sobre a construção dessa usina que irá gerar em média 4. 571MW [1], geração energética essa que acreditamos não compensar todas as externalidades provocadas pela implantação e funcionamento do empreendimento.

Cabe, por fim, o atendimento das reivindicações da sociedade organizada descontente com a Usina Hidrelétrica de Belo Monte pelos senhores responsáveis da obra, órgãos federais responsáveis pela execução da política indigenista e ambiental, e pela Presidência da República, no que tange ao desmantelamento da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.  

1 -(Dado da página http://norteenergiasa.com.br/site/português/usina-belo-monte/, acessado no dia 26/26/2012, às 00h34min)

Rio de Janeiro, 26 de Junho de 2012.

Assinaturas da “Carta Aberta do Editorial do Boletim do Meio Ambiente – Sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte” em ordem alfabética:

Ana Eliza de Freitas Martinho
Graduanda em Gestão Ambiental

Laís Viana Pinheiro
Graduando em Gestão Ambiental

Larissa Relva da Fonte Gonçalves Endlich
Estudante secundarista em Técnico Ambiental

William Matheus da Cruz Souza
Estudante secundarista em Técnico Ambiental


Nenhum comentário:

Postar um comentário