terça-feira, 10 de julho de 2012

Enchentes e Inundações: você sabe a diferença?

Nova Friburgo - RJ - 2011

Por Erika Lopes - graduanda em Gestão Ambiental pelo IFRJ

Há muitos anos ouvimos falar em notícias sobre enchentes e inundações. Um rio ou um canal que transbordou devido a uma chuva muito forte, uma região que alagou por conta do rompimento de algum dique ou barragem, entre outras notícias da mesma natureza. A grande questão é: qual a diferença entre enchente e inundação?

Enchente é um fenômeno natural e ocorre quando há elevação dos níveis de água de qualquer corpo d’água. É importante ressaltar que TODO rio passa por enchente. Quando ocorre o transbordamento da água para fora dos níveis do canal principal. Nem toda ocorrência de inundação está associada à catástrofe. Muitos rios possuem suas áreas de inundação. O grande problema é quando há a interferência antrópica, que pode fazer que as inundações tragam consequências econômicas e sociais drásticas.

Quem estuda no campus Maracanã sabe muito bem como é uma inundação que possui elevado grau de destruição. Quase todo ano a região do Maracanã e da Praça da Bandeira inunda na época de chuvas de verão (esse ano isso não aconteceu). Grande parte disso deve-se a falta de manutenção no sistema de drenagem de chuvas no local, e da grande quantidade de lixo depositada nos rios (tanto o Maracanã quanto o Trapicheiros e o Joana). É claro que existem outros fatores que influenciam nas inundações das áreas urbanas: desmatamento, impermeabilização do solo feita de maneira incorreta, entre outros.

A questão é que, uma vez que tomamos consciência deste problema e sabemos o quanto ele nos afeta, podemos adotar pequenas atitudes que se feitas por toda a comunidade pode ajudar a minimizar o problema. Se pararmos de jogar lixo no chão da janela no ônibus, ou dentro do rio, ajudamos a não entupir os canais e facilitamos o escoamento da água. Uma pequena atitude como essa pode ajudar a minimizar os impactos de uma chuva forte. A Praça da Bandeira está passando por uma obra pra contenção de inundações na Bacia do Canal do Mangue (que engloba os rios citados anteriormente). Se não podemos ajudar mais ativamente, vamos não atrapalhar? Lugar de lixo é no lixo !



Fontes: http://www.deha.ufc.br/ticiana/Arquivos/Graduacao/Apostila_Hidrologia_grad/Cap_10_Controle_de_Enchentes_e_Inundacoes.pdf

http://cuencas.fcien.edu.uy/cursos/materiales/Inundac2.pdf

PINHEIRO, Adilson. Enchente e Inundação. In: SANTOS, Rozely F. (org.). Vulnerabilidade Ambiental: Desastres Naturais ou Fenômenos Induzidos? Brasília: MMA, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário