sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Precisamos reconstruir o Haiti



O terremoto registrado nesta terça feira dia 12, atingiu pelo menos 7 graus na escala Richter e em cerca de um minuto devastou o Haiti. Após o tremor, a capital do país, Porto Príncipe, foi coberta por uma nuvem de poeira que escondeu por pouco tempo a nova realidade dos miseráveis 1,2 milhões de habitantes: um país inteiro para ser reconstruído.

Sem exageros, as principais construções foram comprometidas:
  1. Palácio Nacional: parcialmente destruído;
  2. Hospital Universitário: está em ruínas;
  3. Presídio: destruição e fuga em massa.

O país que ficou livre da dominação francesa em 1804, é considerado o mais pobre do continente americano. Ele ocupa a 146 posição no índice de desenvolvimento humano (IDH) da ONU. Além dos seus graves problemas sociais, o Haiti é assolado por desastres naturais como tempestades e furacões como o em 1963, onde mais de 8 mil pessoas morreram com o furacão FLORA. Apesar de não ser a catástrofe mais frequente da região, existem relatos de terremotos em 1751, 1770 e 1946.


OS TERREMOTOS E A GEOGRAFIA DA REGIÃO

" os terremotos são resultados do deslocamento de placas tectônicas"


O Haiti é uma ilha situada na América Central (mar do Caribe). É a região do nosso planeta onde existe uma grande incidência de abalos sísmicos pois está localizada no limite de duas placas tectônicas, região onde ocorre a maioria dos terremotos.

Para maiores detalhes de como ocorrem os terremotos acesse:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/01/100113_terremotoguiaanimado.shtml


Falta de água e comida, dificuldades para conseguir informações sobre as vítimas, improvisação no socorro médico aos feridos, mal cheiro dos cadáveres espalhados pela cidade, o número de órfãos dispara. Porém, mesmo cercados pro esses problemas, os haitianos agradecem por estarem VIVOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário