domingo, 24 de março de 2013

Era do Conhecimento


Vivemos na Era em que o conhecimento sofre de forma profunda uma valorização. As exigências empresariais estão cada vez mais criteriosas no que diz respeito à bagagem de conhecimento que o empregado adquiriu e como esse conhecimento é usado por ele.
Segundo alguns autores, ocorre uma tendência de desespecialização, de forma que, constata um resgate de qualidades desprezada pela ciência convencional. O pensamento científico calcado no cartesianismo e na racionalidade instrumental guiou hegemonicamente a construção dos saberes de nossa sociedade industrial, porém, principalmente, pela introdução do conhecimento ambiental que por essência é transdisciplinar e interdisciplinar, timidamente, o pensamento disjuntivo é desbancado.

A complexidade das situações exige a busca por uma visão holística dos problemas em que as dimensões sociais, ambientais, políticas e culturais devem ser consideradas. Dessa forma, baseado na teoria de E. Morin, o conhecimento caminha para o avanço do pensamento complexo.

Qualidades como a emotividade e integralidade ganham importância no meio empresarial, requesitos indispensável para o perfil de intraempreendedor.  Aquele empregado de pensamento inovador que trará ganhos significativos para a organização na qual ele se insere.

Assim, saberes tradicionais, científicos e oriundos da experiência são equivalentes acerca de sua contribuição para a construção do conhecimento, sendo ainda, segundo E. Morin, um espiral que perpassa pela externalização, combinação, internalização e socialização, etapas que respectivamente abrangem a produção dos mais diversos saberes seguindo uma passagem do conhecimento tácito – aquele proveniente da experiência individual – para o explícito – o conhecimento tácito parcialmente transferido através de um canal.

A sociedade segue uma complexidade do conhecimento que impõe as universidades uma responsabilidade em se desvencilhar dos moldes cartesianos e provincianos da epistemologia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário