segunda-feira, 6 de maio de 2013

Rio quer atingir meta ousada

De acordo com artigo publicado na Secretaria do Estado do Ambiente, o setor de transportes do Rio de Janeiro pretende diminuir a emissão de gases do efeito estufa e atingir em 2016 metade da meta estipulada para 2030.

Ainda de acordo com o relatório, essa meta será cumprida caso as perspectivas para o setor - como substituição de frotas particulares e coletivos por frotas ambientalmente amigáveis - sejam cumpridas. 

De acordo com o secretário de meio ambiente Carlos Minc, "O uso de energia é responsável por mais de 60% das emissões de CO2, dos quais o setor dos transportes representa 45%. Não existe ecologia urbana sem a melhoria da eficiência e a expansão dos trens, barcas, metrô. Por isso, marcamos duro nas vistorias de veículos, incentivamos o uso de biocombustível e agilizamos o licenciamento das novas linhas de metrôs, que é o tatu ecológico".

Ainda de acordo com o artigo, a estimativa é que de acordo com o total de 1,8 milhões de toneladas a serem reduzidas, diferentes modais alcançarão diferentes reduções como abaixo:


  • Melhorias na rede ferroviária: 884.330 toneladas
  • Reestruturação rodoviária: 504.400 toneladas
  • Expansão da malha metroviária: 414.300 toneladas
  • Expansão hidroviária: 33.060 toneladas
Secretário Minc apresentando as metas de redução do Rio de Janeiro para 2016. Fonte: SEA-RJ.
Apesar de uma estimativa positiva, as metas de redução apresentam-se um pouco longe de serem alcançadas. Isto porque os incentivos e investimentos nos modais do setor de transportes ainda são muito pequenos e os projetos apresentados para adequação - como as obras das linhas do metrô, por exemplo - mostram-se inadequadas diante do quadro previsto pela Secretaria.

E você, o que acha?
Acha que é possível alcançar esta meta ou a SEA está vivendo uma utopia?
Compartilhe sua opinião conosco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário