sábado, 21 de abril de 2012

Mostra Ecofalante de Cinema

A Ecofalante, organização não governamental sem fins lucrativos, apresentou a primeira edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em São Paulo, no mês de Março, que teve como objetivo chamar a atenção da população paulista para questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. Com filmes de inegável qualidade, proporcionou debates enriquecedores sobre questões que interessam a toda população.

A mostra foi composta por 40 filmes, divididos em seis eixos temáticos - Ativismo, Mudanças Climáticas, Consumo, Povos e Lugares, Energia e Água. Para você não pode conferir a Mostra, destacamos alguns dos filmes para que você possa ver aqui no blog.

Ativismo:  The Warriors of Qiugang:  Em 2004, uma antiga fábrica de pesticidas e corantes próxima à vila de Qiugang, na China central, foi privatizada. Ao reiniciar sua produção, uma água negra escorreu das plantas e inundou os campos da pequena vila: peixes e plantações morreram, e os moradores ficaram alarmados pelo grande número de pessoas atingidas pelo câncer entre eles. Por cinco anos essa população lutou para transformar seu meio ambiente e, ao fazê-lo, percebeu que também estava se transformando. Veja o trailer AQUI

Povos e Lugares:  Tamboro: Documentário que aborda as principais questões sociais e ambientais do Brasil. O desmatamento da Floresta Amazônica, a luta pelas terras no campo, a favelização e a criminalidade nos grandes centros urbanos são projetadas, formando um panorama quase muralista de nossa civilização. Do Monte Roraima aos Aparados da Serra, o filme percorre todo o Brasil nos revelando imagens surpreendentes de nosso país. Veja o trailer AQUI.

Consumo: O Veneno está na mesa:O Brasil é, desde 2008, o país que mais consome agrotóxicos no planeta! Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que utilizamos estão proibidos em quase todo o mundo pelo risco que representam à saúde humana e ambiental. Assista ao filme completo AQUI.

Energia: À margem do Xingu: Em viagem pelo rio Xingu encontramos inúmeras pessoas, moradores de toda uma vida,que serão atingidos pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Relatos de ribeirinhos, indígenas, agricultores e habitantes da região de Altamira na Amazônia, assim como os de especialistas da área, compõem parte deste complexo quebra-cabeça. Assista ao Trailer AQUI.

Água: Sertão Progresso: Transposição de águas do Rio São Francisco e os interesses econômicos e políticos que, desde a época do Império, definem a utilização da terra e da água no Sertão nordestino. Documentário gravado em dez estados brasileiros sobre a obra mais ambiciosa do governo Lula, que promete levar água de beber a 12 milhões de habitantes do semiárido. Assista ao trailer AQUI.

Mudanças Climáticas: A terra da Lua Partida: No coração do Himalaia, Sonam, um velho nômade, vive com sua tribo em uma das mais adversas e isoladas regiões do mundo, mas uma repentina mudança no clima está secando a maioria dos rios e transformando muitos dos vales em desertos. Incapaz de sobreviver da forma tradicional e testemunhando o colapso do seu povo, Sonam inicia uma desesperada busca por respostas e soluções para mudar o destino de sua tribo. Assista ao trailer AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário