terça-feira, 22 de janeiro de 2013

IFRJ sela parceria com Aldeia Maracanã


No último dia 22 (Quarta-Feira), pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro (IFRJ Campus Rio de Janeiro) selaram parceria com o Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas Aldeia Maracanã (Aldeia Maracanã) com o intuito do câmbio de saberes entre a academia e a comunidade tradicional.

Com a presença do líder indígena Dauá Puri, foi autorizado pelo Diretor Geral, Jefferson Amorim, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Terra, Ciências Exatas e Ensino projeto intitulado “Maracanã: Aldeia Indígena e IFRJ - interfaces com o conhecimento científico"

Segundo a ordem de despejo emitida pela prefeitura os índios que ocupam o espaço do antigo Museu do Índio teriam o prazo de dez dias que vence nesta Sexta-Feira (25/02/2013). Nesse dia ocorrerá uma articulação entre vários apoiadores para a ocupação maciça acompanhada de atividades de cunho cultural ao longo do dia.

A Aldeia Maracanã é vítima da ganância do Capital que está redesenhando, a base de unilateralismo e autoritarismo por parte da conivência do poder público Estadual, todo entorno do Complexo do Maracanã, afetando os indígenas que resistem a essas investidas desde 2006, além do Centro de Pesquisa do Ministério da Agricultura, a Pista de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Julio Delamare. O Centro de Pesquisa do Ministério da Agricultura, por exemplo, segundo relatos de funcionários está tendo todos os equipamentos danificados com o descuidado com que estão tratando a desocupação. Muitas pesquisas estão tendo como fins os lixos.


O IFRJ Campus Rio de Janeiro proclama a sua função social, ou ainda, seu comprometimento com a sociedade civil quando reitera, por meio dessa parceria, a importância a nível regional e nacional da preservação desse patrimônio material e imaterial, a Aldeia Maracanã.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário