domingo, 13 de novembro de 2011

Terra em Agonia

O Boletim Do Meio Ambiente falou com o autor do livro de sonetos " Terra em Agonia ", Manoel Virgilio Cortes, que também é ex-diretor da ETFQ (Escola Técnica Federal de Química), atual IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro). Virgílio também foi responsável pela criação do curso técnico em Saneamento, que se tornou mais tarde o curso técnico em Meio Ambiente nesta mesma Instituição.

BMA - Por que decidiu escrever um livro de sonetos com a temática ambiental? De onde veio essa idéia?

MV -  Eu escrevo sempre, e o soneto é minha forma de expressão, é uma distração pra mim. Eu reuni vários dos meus sonetos e fiz um capitulo do livro falando sobre a Terra, dando o nome do livro " Terra em Agonia". Mas, não falo só sobre meio ambiente nesse livro. São 8 capitulos sobre tudo que eu quero falar.

BMA - Quais as questões ambientais que o senhor aborda em seu livro?

MV -      De um modo geral, é o que eu digo no primeiro soneto. Falo principalmente sobre a aumento da população. E sobre nosso maior problema, a fome. Há muita produção mas ela é mal distribuída. Enquanto uns não comem nada, outros comem demais.


Você pode conhecer mais do trabalho de Manoel Virgilio você pode acessar o Blog Mvpcortes.

O livro "Terra em Agonia" estava disponível durante a Bienal do Livro.

Para saber mais sobre o trabalho do Manoel Virgílio como diretor na ETFQ acesse o blog do Movimento Correnteza




Nenhum comentário:

Postar um comentário