quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Extremas mudanças climáticas

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o ano de 2012 provavelmente ficará na história como um período de eventos climáticos extremos. A China vem enfrentando o pior inverno dos últimos 30 anos; a Austrália sofre com queimadas por todo o país e teve nos quatro últimos meses de 2012 os mais quentes da sua história; o Paquistão foi inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil teve uma de suas primaveras mais quentes [e o verão do Rio de Janeiro tem batido recordes de altas temperaturas com sensação térmica de até 50 graus] e, nos EUA, o último ano teve a temperatura média mais alta na parte continental.

Estimativas da Organização Meteorológica Mundial mostram que, entre janeiro e outubro de 2012, a temperatura média foi cerca de 0,5º C acima da média do mesmo período entre 1961 e 1990, o que deve levar o ano passado a ser o oitavo ou nono mais quente desde 1850. 
Para o pesquisador Baddour, o aumento da frequência dos eventos extremos é um sinal de que a mudança climática não virá só na forma de aumento das temperaturas e sim como anomalias intensas e desagradáveis.
Se interessou pelo tema? O Boletim do mês de Março falará sobre Mudanças Climáticas!

Mais informações aqui.
Fonte da imagem aqui


ATENÇÃO:
Ainda encontram-se abertas as inscrições para o "Papo Sustentável", evento que ocorrerá no IFRJ entre os dias 6,7 e 9 de Março. Para efetuar sua inscrição clique aqui e para mais informações acesse este post publicado no Boletim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário