sábado, 28 de fevereiro de 2009

Humanos já usam mais de 130% do planeta, diz relatório


O Living Planet Report, um relatório bianual que mede o que chamam de “pegada ecológica” da humanidade, delatou que a humanidade utilizou um excesso de 30% dos recursos que o planeta tem a nos oferecer, de forma sustentável, com relação a bens e serviços. As crises do clima e da biodiversidade – ambas correlacionadas – são algumas conseqüências deste modo de viver do ser humano, dizem a WWF e a Sociedade Ecológica de Londres, autoras do relatório.

Consta no documento que cada ser humano precisa de 2,7 hectares de área biologicamente produtiva da Terra para sobreviver. Dentro dessa delimitação, inclui-se tudo, desde frutos e animais para alimentação individual (provenientes de rios e oceanos e de áreas agrícolas), até florestas para renovação dos gases e obtenção de madeira para construções. Isso é a pegada ecológica de cada pessoa. A pegada dos brasileiros, por exemplo, já chega a 2,4 hectares. O problema é que a área biologicamente produtiva da Terra é de apenas 2,1 hectares por pessoa.

Esses números que extrapolaram a quantidade máxima começaram a surgir em meados de 1980, e nos últimos 45 anos, a pegada atingiu números superiores ao dobro da pegada da época, devido ao crescimento da população e ao padrão de consumo. Atualmente, mais de 3/4 da população atingiu números excessivos em suas pegadas ecológicas.

As maiores pegadas são provenientes dos EUA e da China, que juntos conseguem somar 21% da biocapacidade terrestre, embora a pegada de um chinês média seja muito menor que a de um norte-americano médio. Países emergentes, como Brasil, Indonésia e África de Sul estão aumentando cada vez mais suas pegadas ecológicas, diz o relatório.

Outro índice que foi avaliado mede o estado de saúde dos ecossistemas. Nele, as conclusões foram bastante diferentes para as regiões tropicais e as zonas temperadas. Enquanto nos trópicos houve um declínio de 51% no aumento em populações de vertebrados de 1971 a 2005, nas zonas temperadas houve 6% de aumento nas populações.

Isso nos leva a repensar sobre o quanto o ser humano consome os recursos a ele dados de forma abusiva, sem ao menos imaginar o grau das conseqüências que podem ser geradas com esta falta de administração. Enquanto todos almejarem comprar produtos modernos que lhes conceda mais conforto e sedentarismo, as pegadas ecológicas não irão parar de crescer.

FONTE: Folha de São Paulo

Daniel Silva Barbutti MAM 241

Nenhum comentário:

Postar um comentário