sábado, 28 de fevereiro de 2009

Papel Plantável


Depois de usada, folha germinável pode se transformar em gramas, flores e temperos.
Uma solução bem criativa que pode ajudar a diminuir a quantidade de lixo de papel. Já existem mais de 40 variedades de papéis germináveis, feitos com várias espécies de sementes que se transformam em grama, flores e temperos e podem ser comprados na internet.
O papel germinável ainda não substitui o industrial, mas vende bem um mercado mais específico (como embalagens e cartões) e não é muito caro, custando o mesmo que o reciclado (R$0,90 o tamanho A4). Sua grande vantagem é a sustentabilidade, já que, comparado ao industrial, reduz em até 70% o consumo de energia, em 35% ou mais a poluição de água e necessita menos 55% de água durante a fabricação. Considerando os 15,2 trilhões de páginas impressas em 2006, número que ainda cresce nos próximos anos, o papel germinável parece ser uma boa saída.
Ainda há outras invenções ecológicas e criativas. Como o papel de cocô de elefante, que é aproveitado das fibras que o elefante não digere, não fede e já está no mercado desde 2002, em 16 países. E como o papel apagável, que é composto por moléculas especiais que mudam de forma quando expostas aos raios ultra violeta emitidos pela impressora, se auto-apagando em 24 horas e podendo ser reutilizado até 100 vezes. Até então, este não está no mercado.

Fonte: Revista Galileu

Débora Raposo MAM 241

Nenhum comentário:

Postar um comentário