terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que aconteceu em 2011?


Confira abaixo os links com as principais matérias do Boletim do Meio Ambiente desse ano.
  • Nosso país se consolida como a sexta economia mundial, o que consolida também duas grandes Eras: a do lixo, e a do consumismo.
  • No país do pré-sal, o precedente aberto pelo mega-vazamento de óleo da BP no Golfo do México (o maior desastre natural dos Estados Unidos) não serviu de lição para que evitássemos o vexame do vazamento da Chevron na Bacia de Campos, da forma como aconteceu, escancarando inúmeras lacunas de ordem legal.
  • Esse ano aconteceu também a COP - 17, em Durban. Os mais poluidores fogem de qualquer acordo climático. Afinal, por que arriscar a produção ( ainda mais nesses tempos de crise ) apenas por alguns graus Celsius a mais no futuro?
  • 2011 foi o ano internacional das Florestas. Entretanto, o futuro das nossas florestas continua em jogo. Esse ano, o novo Código Florestal que foi alvo de questionamentos importantes da comunidade científica – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências e da própria Agência Nacional de Águas (ANA). Mesmo assim, foi aprovado na Senado.
  • O objetivo dessa mudança é "garantir nossa segurança alimentar", segundo seus defensores. Mas, o veneno continua na mesa. Quando se trata de agrotóxico, nosso país é campeão mundial no uso dessas substâncias. A legislação é frouxa, fiscalização é deficiente e uma estranha burocracia impede a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de agir rápido quando se constata a necessidade de retirar do mercado um determinado produto de elevada toxicidade.
Essas são questões que poderiam ser discutidas de outra maneira, se passássemos mais tempo refletindo sobre elas. Que 2012, venha logo!


Inspirado na matéria publicada no Guardian e no blog Mundo Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário