terça-feira, 2 de março de 2010

Se não foi bem no teste ...

Não fique triste pois gente vai te ajudar a subir de conceito.
E logo de cara, vamos entender como o ano de 2010 foi declarado o Ano Internacional da Biodiversidade. Mas pode relaxar, pois não vamos entrar no tema abordando conceitos técnicos e complexos, mesmo sabendo que entender e explicar a biodiversidade não é uma tarefa nada fácil.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar (o que não é novidade para ninguém) que por resultado das atividades humanas, várias espécies de animais já foram extintas e que os estudos mais recentes sobre o assunto apontam números assustadores para o futuro.
Diante dessa questão, em outubro de 2008, o Ministério do Meio ambiente lançou em Brasília, o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Essa publicação, divulgou pela primeira vez, uma lista com todas as informações das espécies que fazem parte das Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.
Por mais diversa que seja a literatura sobre o assunto, é extremamente necessário ampliar cada vez mais a consciência de todos sobre a importância da preservação desse patrimônio em todo mundo. E o motivo dessa urgência é a continuidade da vida na Terra.
Foi pensando na impossibilidade de sobrevivência sem uma biodiversidade promissora que, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e elaborou, um guia que deixa o assunto mais próximo da população e atenta a todos sobre a gravidade das taxas de desaparecimento das espécies.
Todas as ações ligadas ao Ano Internacional da Biodiversidade estão sendo coordenadas pela Secretária da Convenção sobre a Diversidade Biológica que foi estabelecida no Rio de Janeiro durante a ECO/92 e possui um tratado internacional sobre a conservação e uso sustentável da biodiversidade.
O lançamento oficial do Ano Internacional da Biodiversidade, ocorreu no último dia 22 de janeiro na própria sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em Paris, tornando público esse grande desafio da 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica que tem um encontro marcado no final desse ano, em outubro de 2010 na cidade de Nagoya, Japão.

Se a última lembrança sobre conferências é sobre o fracasso da COP 15, só nos resta torcer para que a COP 10 da biodiversidade não termine com a mesma cara..

Nenhum comentário:

Postar um comentário